Surge a Academia de Excelência Votorantim, com a missão de promover o desenvolvimento das pessoas para sustentar a perenidade e a geração de valor da Votorantim Industrial.

Nesse ano, as diretrizes da Academia de Excelência são:

  • Fortalecer a cultura de gestão de pessoas.
  • Formar líderes para a organização como agentes de transformação e como líderes globais.
  • Consolidar o estilo de liderança Votorantim, com base nos pilares “engaja, realiza e renova”.
  • Fomentar a integração e o alinhamento entre diferentes níveis e diferentes Unidades de Negócios.
  • Atuar como eixo de integração da evolução do Sistema de Gestão da Votorantim Industrial.
  • Assegurar a gestão do conhecimento.
  • Transformar os desafios dos negócios em soluções educacionais.
  • Aplicar as melhores práticas de educação corporativa.
  • Apoiar a perenidade dos valores (SEREU).
  • Fortalecer a criação de um grupo único.

Com base nessas premissas, a Academia implementa programas de desenvolvimento de liderança com base em quatro Eixos de Conhecimento para garantir o desenvolvimento de todas as competências com articulação e consistência. São eles:

  • Gestão Estratégica
  • Excelência Operacional
  • Comportamento Organizacional
  • Excelência Pessoal


Em 2009, a Academia de Excelência Votorantim conta com cerca de 3,8 mil participações em seus programas, tanto no Centro de Lideranças quanto no Centro Técnico, que inaugura a Escola de Manutenção.

Nesse ano, muitos desafios permeiam a Academia, como o lançamento da Escola de Desafios, que estimula a busca de aprendizado na elaboração de projetos de interesse das Unidades de Negócio como forma de acelerar o desenvolvimento de pessoas que tem demonstrado desempenho destacado.

As premissas desse ano para a Academia são:

  • Aumentar envolvimento e comprometimento da alta liderança.
  • Prover tratamento especial para grupo de alto potencial, estimulando visão crítica.
  • Prover tratamento especial para gestores de gestores, visando tratar lacunas de formação e fortalecer seu papel de condutores do processo de evolução das práticas de gestão.
  • Prover solução de gestão do conhecimento para grupo de perfil técnico.
  • Alinhar  a formação dos profissionais de outros níveis de pipeline com os conceitos da Academia.

A Academia de Excelência permanece estruturada em:

Centro de Liderança: formado por três escolas com foco na formação do perfil de líder  definido pela empresa e na compreensão das principais práticas de gestão do grupo:

  • Escola de Formação: com programas obrigatórios para todos os líderes
  • Escola de Consolidação: com programas desenhados par líderes em estágio  mais avançado
  • Escola de Desafios: desenvolvimento a partir da experiência prática com  projetos estratégicos

Centros Técnicos: formado por Escolas desenhadas a partir dos conhecimentos técnicos fundamentais para as operações da empresa: Manutenção, Sistemas Minero Metalúrgicos, CAPEX, Saúde e Segurança, dentre  outras.

 


A Academia de Excelência é um centro de referência para a formação de líderes e profissionais da Votorantim Industrial. É um veículo para a transformação das práticas de gestão e da cultura da organização.

Por ser um centro de referência, a Academia de Excelência está sempre atenta às transformações do mundo moderno.

Nesse ano, por meio das Escolas Técnicas, identificamos os know hows estratégicos e críticos, ou seja, os conhecimentos fundamentais e comuns entre os negócios da Votorantim das principais funções técnicas, para que possamos investir de forma mais assertiva no desenvolvimento desses profissionais. Trata-se do Projeto “Mapa de Desenvolvimento”, que conta com o envolvimento de 132 profissionais, em seis áreas críticas: Manutenção, Capex, Meio Ambiente, DHO, Saúde e Segurança e Sustentabilidade. Com base nesse levantamento, são criadas as trilhas de desenvolvimento de know how para difusão de conhecimento para mais pessoas.

Além disso, também em 2012, é lançado o Programa Potenciar, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de profissionais com perfil de liderança.

Assim, as ações de desenvolvimento da Academia permeiam quatro eixos de conhecimento:

PESSOAL – ênfase no autoconhecimento e no desenvolvimento de potencialidades individuais.
PROFISSIONAL – amplia a capacidade de atuação no trabalho, visando a excelência no exercício das atividades da função.
SOCIAL – Facilita o entendimento do contexto e da sociedade em que as unidades estão inseridas, em busca da clareza dos impactos dos negócios nas diversas partes interessadas.
CULTURAL – oferece elementos que embasam e inspiram a formação de profissionais criativos, que fazem conexões e antecipam tendências.


Para cada momento do indivíduo e da carreira dos profissionais da Votorantim Industrial, a Academia de Excelência oferece um conjunto de iniciativas organizadas em três tipos de ações de desenvolvimento:

FUNDAMENTAÇÃO do APRENDIZADO
Programas e atividades voltados ao desenvolvimento de práticas fundamentais de gestão, que são base para a excelência no desempenho profissional e da liderança. São divididos em regulares e dirigidos.

ACELERAÇÃO do APRENDIZADO
Conjunto de experiências que visam estimular, de forma acelerada, o desenvolvimento de profissionais que possuem potencial para assumirem posições de maior complexidade na organização e, assim, contribuírem para a evolução e a perenidade do grupo.

APRENDIZADO EXECUTIVO
Intervenções e ações práticas para apoiar os executivos no endereçamento dos principais desafios estratégicos. Visam a estimular os executivos a romperem paradigmas e promoverem a mudanças organizacionais.

Após completar 10 anos de atuação, a Academia passou por uma ampla reformulação, com base em um diagnóstico considerando os desafios da Votorantim para os próximos 100 anos. Passando a ser denominada apenas ACADEMIA VOTORANTIM.

As ações de desenvolvimento promovidas pela Academia passam a funcionar como um hub de conhecimento transversal, conectando pessoas, informações, tendências de mercado, de modo a catalisar o desenvolvimento de profissionais e prepará-los para os desafios do longo prazo.

Os temas de gestão passam a ser trabalhados diretamente pelas empresas investidas, a fim de aprofundarem na realidade de cada negócio, além de terem autonomia para definir qual é o público para cada programa da Academia Votorantim, de acordo com sua estratégia de desenvolvimento de pessoas.

Nesse novo modelo, não há limites físicos da sala de aula, pois além dos programas presenciais, passamos a ter uma plataforma com conteúdo digital e o uso de ferramentas como podcast, webcast, ferramentas de colaboração etc.

A Academia passa a apostar na gameficação por meio de um jogo de negócios, que simula situações reais vividas pela empresa como uma forma de acelerar a formação de jovens em um cenário de constantes mudanças. Por meio do Business Game, os jovens participantes do Programa Potenciar são expostos a situações que só enfrentariam daqui a alguns anos, quando ocupassem postos mais altos na liderança da empresa, como gerenciar equipes e tomar decisões de investimento de negócios.

A proposta é aumentar a consciência dos executivos e gestores em torno das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, para a busca de um conjunto de soluções que garantam a perenidade da companhia em um mundo que se transforma cada vez mais rápido. Para atingir esses objetivos, o programa oferece conteúdos para atualizar e aprofundar o conhecimento dos participantes, além de conferências, encontros, diálogos e outras iniciativas.

O programa é dividido em cinco movimentos: Cultura de alta performance, Novos padrões e tecnologias emergentes, Business Design, Transformação Consciente e Global Mindset.

Em 2016, a Academia realiza o primeiro movimento, Cultura de Alta Performance. Em 2017, para lançar o segundo movimento, Novos padrões e tecnologias emergentes, criamos a Tech Fair, uma feira de inovação e tecnologia voltada para os desafios de um mundo cada vez mais volátil, complexo, ambíguo e incerto.

Na Feira, os empregados da Votorantim e visitantes externos interagem com protótipos de tecnologias e conhecem projetos desenvolvidos por startups e por empresas referência em inovação, além de iniciativas das empresas do portfólio da Votorantim. Ao todo, são realizadas 42 palestras e a exposição de 33 projetos inovadores por 20 empresas e também startups. Mais de 2 mil pessoas passam pelo evento nos dois dias.

Nesse novo momento, as mudanças na Academia fazem parte de um conjunto de iniciativas que visam ao desenvolvimento das pessoas para ajudar a construir a Votorantim do Futuro por meio de três dimensões: Inspiração e Provocação, Jornada Pessoal e DNA Votorantim.